A cratera principal é um grande buraco coberto por um denso manto verde de floresta. Mas não se engane: apesar de milenar e inativo, o vulcão Mombacho solta fumarolas, e ainda oferece belas trilhas para caminhada, numa enciclopédia viva de flora e fauna na Nicarágua.
Há três trilhas principais nesse gigante, com diferentes graus de dificuldade. A primeira, a trilha do cráter, ou cratera, tem 1,5 km de extensão e leva à cratera principal. Sim, vulcões podem ter mais de uma cratera, e isso foi surpresa para nós.
A segunda trilha, tigrillo, tem 2,5km e passa por duas crateras, fumarolas e quatro mirantes, um deles o segundo ponto mais alto do vulcão, a 1222 metros. Já a última trilha, a do Puma, é a mais inclinada de todas, e soma 4km de caminhada.
Ficamos no meio termo e pegamos a tigrillo. O Mombacho fica dentro de uma reserva enorme, e é casa também da rã de olho vermelho, que abre esse post. O vulcão virou uma grande reserva verde, e se não expele lava, como o Masaya, está vivo no ecossistema que abriga: vários tipos de bosques, plantas e animais, de cobras a escorpiões, macacos e muitos pássaros e borboletas. Ouvimos os macacos de longe, mas só vimos mesmo pássaros e borboletas (cobras e escorpiões raramente ficam no caminho dos visitantes, qué bueno).
A trilha é mais contemplação do que propriamente esforço. Dá gosto ver aquela mata viva, a floresta úmida. Apenas uma boa subida no terço final pode cansar, mas não dura muito.
E ainda tivemos sorte, apesar de ali ser conhecido como bosque nublado, de nos depararmos com uma bela vista do vulcão Masaya, do lago Nicarágua e da lagoa de Apoyo (assunto do próximo post). Sem contar nosso guia no parque, o jovem e aprendiz de biólogo Norlan, especialmente preocupado em nos mostrar cada planta diferente, cada pássaro, borboleta ou rã à frente.
Contratamos o passeio com a Tierra Tour, a US$ 44 por pessoa com transporte, guia e entrada no parque incluídos. É possível ir por conta própria, mas são 2,5km de caminhada íngrime da base do parque até a entrada na trilha. Quem tem carro sobe esse trecho motorizado, claro.
Mas ninguém foge de pagar a entrada (US$ 6 para estrangeiros) e o guia no parque, obrigatório para os que fazem as trilhas tigrillo e puma – na da cratera há muitas placas e é comum ver famílias passeando.
São muitos os caminhos. E todos levam ao coração do Mombacho.
Como é a vista do vulcão Mombacho? Clique aqui
Palavra do dia: Tigrillo. Nome da trilha que fizemos, e palavra que simboliza o animal que a inspirou: a jaguatirica.