Férias em El Salvador… por que não? Adelante!

IMG_1418A reta que sai do aeroporto internacional em direção à San Salvador é um mar de barracas de côco e mãos que acenam para chamar a atenção dos motoristas. O ar é seco, há sol e sorrisos. E pranchas, muitas pranchas. El Salvador é destino conhecido de surfistas mundo afora, mas não tão popular entre mochileiros e viajantes em geral. Pois bem, o país é mais do que praia. E tem opções incríveis e acessíveis de trilhas, vulcões, montanhas, cachoeiras. Com o adicional de um povo que traz no sangue aquela simpatia e garra latinas, em uma terra de contradições, beleza e pobreza. 

Os resquícios da violência da guerra civil nos anos 1980, é verdade, ainda estão nas ruas: há muita segurança privada armada, e não qualquer arma. São pistolas, escopetas. Impressiona à primeira vista. Mas não é a tensão que domina. Tem música, a comida fresca, as conversas, a vontade de mostrar os atrativos locais mesmo quando a pressão pra ir “pro outro lado”, pros EUA, é grande e já levou muita gente num caminho sem volta. A moeda oficial de El Salvador, aliás, é o dólar. Isso desde 2001, quando o países definitivamente abandonou o colón. 

Nos próximos posts, vamos contar um pouco da experiência por aqui. De corações abertos, e estômagos, claro. A primeiras palavra que aprendemos, não por acaso, foi “pupusa”: uma espécie de tortilla com recheios diversos, de queijo a feijão ou chicharrón. De barriga cheia, e em boa companhia, é sempre mais fácil seguir viagem. Vámonos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s